domingo, 28 de setembro de 2008

Plano Nacional de Leitura

Área de intervenção: 1º Ciclo

Público – alvo: Alunos do 1º ciclo

Nome do Programa: Está na Hora da leitura

Acções:

- Inserção nas aulas dos vários anos do 1º ciclo de uma hora diária dedicada à leitura e à escrita, centrada em livros ajustados aos interesses e níveis de comunicação linguística dos alunos;
- Inserção na programação de outras actividades e momentos dedicados à leitura conjunta e ao manuseamento de livros, jornais e revistas ajustados aos interesses de competências linguísticas dos alunos;
- Utilização continuada nas aulas dos recursos existentes nas bibliotecas escolares e públicas;
- Organização de bibliotecas nas salas, de forma a suscitar o interesse das crianças pelos livros;
- Promoção de encontros das crianças com escritores e ilustradores das obras trabalhadas nas aulas;
- Sensibilização de pais e encarregados de educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança;
- Envolvimento de pais e voluntários da comunidade em actividades de promoção da leitura nas escolas;
- Promoção de feiras do livro, concursos e actividades lúdicas centradas em histórias.


RECOMENDAÇÕES PARA A ESCOLHA DE OBRAS DESTINADAS A LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA

- As listas de livros recomendados para leitura orientada na sala de aula foram organizadas por graus de dificuldade, que os professores devem entender como referência;
-Compete aos professores verificar qual o grau de dificuldade que melhor se ajusta ao patamar de leitura em que se encontra cada turma para poder definir um percurso motivante e ascendente para os seus alunos;
- Na escolha dos livros para leitura orientada na sala de aula os professores devem considerar as características das turmas (interesses dos alunos, competências de leitura, leituras anteriores, etc.);
- Nas escolas do 1º ciclo os professores devem proporcionar o contacto com grande diversidade de obras para que os alunos conheçam ao longo do ano vários autores, vários estilos, muitos temas, ilustradores diferentes;
- No 1º ciclo os professores devem tentar assegurar a existência de pelo menos um livro para cada dois alunos, sempre que realizem leitura orientada na sala de aula.
- Trabalhar numa base de intercâmbio solidário exige que, em cada agrupamento, as escolas façam o planeamento da aquisição de livros em conjunto para que os livros possam circular entre as escolas e assim se possa ampliar o leque de obras à disposição de alunos e de professores.

Sem comentários: