sexta-feira, 13 de março de 2009

Texto colectivo

A partir dos mapas semânticos sobre as andorinhas, elaboramos um texto colectivo, espero que gostem:

A vida das andorinhas
As andorinhas são aves, porque têm o corpo coberto de penas, têm um bico e um par de asas para voar, respiram por pulmões e reproduzem-se por ovos.
As andorinhas pertencem ao reino da Animalia, são da família passariformes e da família Hirundinidae.
Elas têm o corpo coberto de penas pretas e uma mancha branca na barriga. As suas asas medem 13 cm de comprimento, por isso conseguem voar rapidamente fazendo desenhos extraordinários no ar.
Enquanto voam caçam insectos, dos quais se alimentam, banham-se e bebem água das fontes que se encontram na Natureza.
As andorinhas anunciam a chegada da Primavera, juntando-se em bandos, nos fios eléctricos, fazendo grandes cantorias.
Quando elas chegam dos países quentes, começam a preparar os seus ninhos nos beirais dos telhados das casas. Para fazerem os seus ninhos elas usam galhos de ramos de árvore e lama.
A sua relação com os Homens é amigável e lendária.
Na China um casal de andorinhas simboliza a fidelidade.
Nos países árabes, é simbolizada como o "pássaro do paraíso". Existe ainda uma outra lenda, vinda do Brasil, que conta a explicação das serpentes terem uma falha na ponta da língua e as andorinhas terem falha na cauda. Então, conta a lenda que uma serpente que estava na arca de Noé, mandou um mosquito descobrir qual era o melhor sangue. Como o mosquito, é perito em sangue humano, ele disse-lhe que o melhor sangue era o dos humanos.
A serpente preparou-se para atacar Noé e andorinha esvoaçou sobre a serpente e cortou-lhe a ponta da língua. Furiosa, a serpente, atacou a andorinha, abocanhando-lhe a cauda, daí a andorinha ter uma falha de penas.
As andorinhas podem viver cerca de oito anos e vão tentando sobreviver, escapando às maldades dos seres humanos, tal como escapou à maldade da serpente.

A Fada Oriana

em BD... I Capítulo

BD do Emanuel

terça-feira, 10 de março de 2009

Mapas semânticos





(clica sobre as imagens para veres em tamanho maior)