sexta-feira, 31 de outubro de 2008
O Outono
Os frutos do Outono são: a pêra, a maçã, a laranja, as romãs e as clementinas.
No Outono as andorinhas partem para os países mais quentes e alguns animais hibernam.
No Outono as pessoas vestem-se com roupas mais quentes.
As folhas caiem das árvores e vão parar ao chão dançando ao sabor do vento.
E de repente as árvores ficam despidas sem uma única folha.
As cores Outonais são: o amarelo, verde, vermelho e o castanho.
As festas do Outono são: o Halloween que se comemora no dia trinta e um de Outubro e a outra festa é o S. Martinho que se comemora no dia onze de Novembro.
Bárbara
Jogos de mini-basquet
Haviam seis profissionais.
O maior dos profissionais era o Jorge que media dois metros e seis.
Primeiro formamos as equipas.
A minha equipa era formada por sete elementos.
Os elementos chamavam-se : a Fátima, eu, Karina, a Jéssica Maria, a Marta, a Ana Patrícia e a Alexandra.
No primeiro jogo tinha-mos que andar ou correr com a bola a rodar na barriga eu estava no Sul e tinha que vir para o Norte.
O segundo jogo era driblar com a bola do Norte para o Sul.
O terceiro jogo driblar a bola até ao cone e vir.
O quarto jogo era driblar a até ao cone encestar
O quinto jogo era a bola até ao cone mas tínhamos depois que dar três dribladas
no chão e encestar.
Bárbara
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Digamos que foi muito divertido!...
Foi engraçado, fascinante, divertido e claro muito desportivo, mas enfim foi quase até ao fim das aulas.
Passamos á parte seguinte (á parte dos jogadores): primeiro: havia um senhor que era o mais alto e acho que tinha 2,06m,a mais baixa era professora de basquet e as outras duas da mesma tamanho jogam na equipa feminina. Fizemos jogos bastantes divertidos, o que eu menos gostei foi quando não nos deram autógrafos, fiquei muito desiludida mas ao menos gostei de jogar.
Karina
Jogos de Mini-basquet
Nós estivemos a fazer exercícios com eles: driblar a bola, driblar e acertar no cesto a dar três passos e passar a bola por trás das costas.
Estiveram lá quatro jogadores e uma treinadora feminina.
Nós quando acabamos de fazer os exercícios fomos para a beira dos professores para ver o Jorge a dar afundanços e que ele quase não saltava para fazer afundanços porque ele tinha 2,06m.
Depois eles no fim estiveram a dizer coisas sobre o basquetebol.
Eles disseram que havia treinos a nossa classe.
Eduardo
O Outono
No Outono começa a escola. As pessoas começam a vestir-se mais agasalhadas.
O Outono é uma estação muito bonita devido às folhas.
É também no Outono que as aves voam para países mais quentes como o Brasil.
Outono é a minha estação do ano preferida.
No Outono a hora muda e os dias são mais curtos e as noites mais longas.
Ana Margarida
domingo, 19 de outubro de 2008
Josefa
Josefa vai
Vem cá
Vem ver
o meu balão no ar...
Mas ó Josefa vem
Josefa vai
Vem cá
Vem ver
O meu balão no ar.
3º Problema da Semana
Na primeira paragem saíram três alunos e entraram seis.
Na segunda paragem desceu a Catarina e os seus três irmãos.
Na última paragem desceram treze alunos.
Quantos alunos haviam no autocarro antes da primeira paragem?
Data da entrega da resolução do problema da semana: 24 de Outubro
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Eu sou o maior
O Ponto Final, a Vírgula e o Ponto de Interrogação tentavam descobrir qual deles era o mais importante.
- Quem é que faz todas as perguntas? Quem é que põe todas as dúvidas? Alguém duvida que o mais importante sou eu? - disse o Ponto de Interrogação.
- Eu sou a resposta a todas as perguntas. O fim de todas as discussões. Eu sou o mais importante - disse o Ponto Final.
- E tu serves para quê? - perguntou o Ponto de Interrogação à Vírgula.
E a Vírgula respondeu:
- Experimentem dizer: “Ana Teresa Maria José Rita Sofia eram da mesma
família!”.Sem mim, quantos irmãos tem a família?
- Seis. - disse o Ponto Final.- Serão mesmo seis? - perguntou o Ponto de Interrogação.- Comigo, podem ser apenas três: “Ana Teresa, Maria José, Rita Sofia”. Mas
também podem ser quatro: “Ana, Teresa, Maria José, Rita Sofia”. Sem mim, nunca saberão.
- Pronto - disse o Ponto Final.- Digamos que valemos todos o mesmo. Sem pontos, vírgulas e pontos de
Interrogação, as palavras andavam todas perdidas pelo meio das histórias.
Alice Vieira (Texto inédito)
Na sala de aula aproveitamos este texto para estudar os sinais de pontuação. Fizemos um trabalho de grupo, que consistia em criar um outro texto sobre a importância da pontuação. Foi muito divertido.
Em casa com a ajuda da nossa família criamos sinais de pontuação para depois dramatizarmos a peça. Foi fantástico! Todos trouxeram os seus sinais de pontuação e N de narradores, excepto o David que não fez esse trabalho, por preguiça!
Gostamos todos de dramatizar e gostariamos de voltar a fazê-lo de novo. A professora prometeu-nos que isso iria voltar a acontecer mais vezes.
[As fotos irão ficar para mais tarde]
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Exm. Sr(a) Encarregado(a) de Educação
domingo, 12 de outubro de 2008
Esta semana....
Vamos falar de fábulas....
Mas o que são fábulas?
A fábula é uma narrativa alegórica, em forma de prosa ou verso, cujos personagens são geralmente animais com características humanas. São histórias que sustentam um diálogo, cujo desenlace reflete uma lição de moral.Quando os personagens são seres inanimados, objectos, a fábula recebe o nome de apólogo. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de presunçosos.
Aqui fica a fábula que vamos trabalhar esta semana:
A Lebre e a tartaruga
Um dia a Lebre encontrou a Tartaruga e ridicularizou o seu passo lento e miudinho.
- Muito bem - respondeu a Tartaruga sorrindo. – Apesar de seres tão veloz como o vento, vou ganhar-te numa corrida.
A Lebre, pensando que tal era impossível, aceitou o desafio. Resolveram entre elas que a raposa escolheria o percurso e seria o árbitro da corrida. No dia combinado, encontraram-se e partiram juntas.
A Tartaruga começou a andar no seu passo lento e miudinho, nunca parando pelo caminho, direita até à meta.
A Lebre largou veloz, mas algum tempo depois deitou-se à beira do caminho e adormeceu. Quando acordou, recomeçou a correr o mais rapidamente que pode. Mas já era tarde... Quando chegou à meta, verificou que a Tartaruga tinha ganho a aposta e que já estava a descansar confortavelmente.
Moral da história:
Devagar mas com persistência completas todas as tarefas.
Esopo (popular)
Se tiveres livros em casa sobre fábulas ou se conheceres outras podes trazê-las para escola, para as lermos em conjunto.
É tempo de Estudar
- Leitura e interpretação de um texto;
- Palavras de família;
- Colocar lista de palavras em ordem alfabética;
-Àrea vocabular;
- Divisão silábica das palavras e sua classificação
- Sinais de pontuação;
- Reconto de uma história.
- Leitura e decomposição de números até ao milhar
- Operações (+, - e x);
- Números por ordem crescente e decrescente.
- Sólidos geométricos;
- Sinais de >,< e =".">
- Aparelho digestivo;
- Leitura e interpretação de um texto;
- Palavras de família;
- Colocar lista de palavras em ordem alfabética;
-Àrea vocabular;
- Acentuação (palavras graves, agudas e esdrúxulas);
- Sinais de pontuação;
- Reconto de uma história.
25 de Outubro - Ficha de avaliação mensal de Matemática
- Números ordinais;
- Leitura e decomposição de números (por ordens e por classes);
- Operações (+, -, x e :);
- Números por ordem crescente e decrescente.
- Sólidos geométricos;
- Sinais de >,< e =".
- Situações problemáticas.
26 de Outubro - Ficha de avaliação mensal de Estudo do Meio
- Os ossos;
- Os músculos;
- A pele;
- Noções de 1º socorros;
- Sismo;
- Tremar de terra;
- Regras de segurança.
Ler mais...
Rosa, minha irmã Rosa, Alice Vieira, Editora Caminho
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para leitura autónoma no 4.º ano de escolaridade :
A Verdadeira História da Alice, Rita Taborda Duarte, Editora Caminho
Excerto da obra: "A verdadeira história da Alice "
Todas, mesmo quase todas, as pessoas pequenas quando crescem se transformam em pessoas grandes. As mãos tornam-se compridas — e são capazes de um adeus que se distingue à distância; os dedos longos, e às vezes tão longos que quando apontam ficam para lá da vista, perto de tocarem o que querem apontar. As pernas são quase pontes sem água, arcos enormes por onde se passa; e entre cada passo que dão, cabem vinte ou trinta mais pequenos, ou então uma corrida de lebre em disparada. Os olhos deixam de ser de ver ao perto, e por isso não conseguem reparar, mesmo que queiram, nos olhos das formigas, que são de um verde-escuro, quase terra; deixam de conseguir ver os homenzinhos de sombra que entram à noitinha pela janela, e nos passeiam pelo quarto fora. E mesmo quando os apontamos com os nossos dedos pequenos de tocar as coisas próximas, dizem, rindo com a certeza dos olhos de ver ao longe, que não se trata de homenzinhos a sério, mas da sombra sem forma dos candeeiros que iluminam a noite lá fora. Todas, quase todas, as pessoas pequenas quando crescem se transformam em pessoas grandes e só muito poucas se tornam grandes pessoas. Como a Alice. Mas, antes de ser uma grande pes soa grande, Alice já fora uma grande pequena pessoa. Por isso, quando cresceu continuou a ver os olhos verde-escuros quase terra das formigas. A diferença é que agora os via com os seus olhos grandes de grande pessoa que também conseguia distinguir a pupila azul-celeste-quase-céu nos mesmos olhos verde-escuro-quase-terra das formigas. E os seus dedos ficaram tão compridos que tornavam perto as coisas que estavam muito longe. E muitas vezes se via a Alice ir buscar uma gota de céu às nuvens e um fósforo de luz ao Sol. [...]
(Rita Taborda Duarte, A Verdadeira História da Alice, p. 3)
14 de Outubro
Pintor da semana - Joan Miró
Na sua pintura e desenhos, tentou criar meios de expressão metafórica, ou seja, descobrir signos que representassem conceitos da natureza num sentido poético e transcendental. Nesse aspecto, tinha muito em comum com dadaístas e surrealistas.
De 1915 a 1919, Miró trabalhou em Montroig, próximo a Barcelona, e em Maiorca, onde pintou paisagens, retratos e nus. Depois, viveu em Montroig e Paris alternadamente. De 1925 a 1928, influenciado pelo dadaísmo, pelo surrealismo e principalmente por Paul Klee, pintou cenas oníricas e paisagens imaginárias. Após uma viagem aos Países Baixos, onde estudou a pintura dos realistas do século XVII, os elementos figurativos ressurgiram em suas obras.
Na década de 1930, seus horizontes artísticos ampliaram-se. Fez cenários para balés, e seus quadros passaram a ser expostos regularmente em galerias francesas e americanas. As tapeçarias que realizou em 1934 despertaram seu interesse pela arte monumental e mural. Estava em Paris no fim da década, quando eclodiu a guerra civil espanhola, cujos horrores influenciaram sua produção artística desse período.
No início da segunda guerra mundial voltou à Espanha e pintou a célebre "Constelações", que simboliza a evocação de todo o poder criativo dos elementos e do cosmos para enfrentar as forças anônimas da corrupção política e social causadora da miséria e da guerra.
A partir de 1948, Miró mais uma vez dividiu seu tempo entre a Espanha e Paris. Nesse ano iniciou uma série de trabalhos de intenso conteúdo poético, cujos temas são variações sobre a mulher, o pássaro e a estrela. Algumas obras revelam grande espontaneidade, enquanto em outras se percebe a técnica altamente elaborada, e esse contraste também aparece em suas esculturas. Miró tornou-se mundialmente famoso e expôs seus trabalhos, inclusive ilustrações feitas para livros, em vários países.
Em 1954, ganhou o prémio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, o mural que realizou para o edifício da UNESCO em Paris ganhou o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim. Em 1963, o Museu Nacional de Arte Moderna de Paris realizou uma exposição de toda a sua obra. Joan Miró morreu em Palma de Maiorca, Espanha, em 25 de dezembro de 1983.
2º Problema da Semana
corta - mato do Outono.
Houve mil atletas que chegaram ao fim da prova.
A Sónia ficou em último lugar.
Antes da Rita cortaram a meta 39 atletas.
A Carolina ganhou a prova.Depois da Maria chegaram 958 atletas.
A Luísa chegou depois da Rita e antes da Maria.
Em que lugar se classificou cada atleta?
Rita: ______
Maria: ______
Sónia: ______
Carolina: _____
Luísa: _____
Data da entrega da resolução do problema da semana: 17 de Outubro
Solução do 1º problema da semana
domingo, 5 de outubro de 2008
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Problema da Semana - A turma do Francisco
O Francisco tem:
1 aluno à sua frente;
2 alunos atrás de si;
4 alunos à sua direita e nenhum à sua esquerda.
Quantos alunos há na turma do Francisco?
Data da entrega da resolução do problema da semana: 10 de Outubro
Recado da Professora
Certificados de Bom Comportamento no mês de Setembro
1 de Outubro dia Mundial da Música
A nossa escola
Quantos nos visitam?
Envie-nos um email para qualquer dúvida e esclarecimento
Projectos a decorrer
Matemática e Origami
Problema da semana
Saúde e segurança alimentar
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- Resultados do 2º Problema da Semana
- 3º Problema da Semana
- Esquilos de Outono
- Eu sou o maior
- Exm. Sr(a) Encarregado(a) de Educação
- Esta semana....
- É tempo de Estudar
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- Pintor da semana - Joan Miró
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- Resultados globais do 1º problema da semana
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- Recado da Professora
- Certificados de Bom Comportamento no mês de Setembro
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