domingo, 28 de setembro de 2008

Ó lindo Outono


Ó lindo Outono,
o que é que nos dás?
Uvas e castanhas, ó trrim, tim, tim
e belas maçãs.
.
Ó lindo Outono,
dás também as chuvas.
Vêm as desfolhadas, ó trrim, tim, tim
acabam-se as uvas.
.
Contigo, Outono,
vem o S. Martinho;
fazem-se magustos, ó trrim, tim, tim
e prova-se o vinho.
..


Letra: Luísa Lamela (?) - Braga
Prof. Vaz Nunes (Ovar / Portugal)

Para te ajudar a estudar melhor...


Aqui ficam alguns links de interesse e que te podem ajudar nos estudos ná área de Estudo do Meio:



Para o 3º ano:


A roda dos alimentos

O aparelho digestivo


O sistema digestivo

Disturbios alimentares

Jogo : A roda dos alimentos



Para o 4º ano:

O esqueleto

O esqueleto 2 (muito boa informação)

Jogo sobre os ossos do corpo humano (muito bom para aplicares aqui que já sabes!)

Jogo do esqueleto (para completares com legendas)

Os músculos

Aqui fica mais um sítio para explorares à vontade, jogares e aprenderes coisas novas: http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Jogos

Plano Nacional de Leitura

Área de intervenção: 1º Ciclo

Público – alvo: Alunos do 1º ciclo

Nome do Programa: Está na Hora da leitura

Acções:

- Inserção nas aulas dos vários anos do 1º ciclo de uma hora diária dedicada à leitura e à escrita, centrada em livros ajustados aos interesses e níveis de comunicação linguística dos alunos;
- Inserção na programação de outras actividades e momentos dedicados à leitura conjunta e ao manuseamento de livros, jornais e revistas ajustados aos interesses de competências linguísticas dos alunos;
- Utilização continuada nas aulas dos recursos existentes nas bibliotecas escolares e públicas;
- Organização de bibliotecas nas salas, de forma a suscitar o interesse das crianças pelos livros;
- Promoção de encontros das crianças com escritores e ilustradores das obras trabalhadas nas aulas;
- Sensibilização de pais e encarregados de educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança;
- Envolvimento de pais e voluntários da comunidade em actividades de promoção da leitura nas escolas;
- Promoção de feiras do livro, concursos e actividades lúdicas centradas em histórias.


RECOMENDAÇÕES PARA A ESCOLHA DE OBRAS DESTINADAS A LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA

- As listas de livros recomendados para leitura orientada na sala de aula foram organizadas por graus de dificuldade, que os professores devem entender como referência;
-Compete aos professores verificar qual o grau de dificuldade que melhor se ajusta ao patamar de leitura em que se encontra cada turma para poder definir um percurso motivante e ascendente para os seus alunos;
- Na escolha dos livros para leitura orientada na sala de aula os professores devem considerar as características das turmas (interesses dos alunos, competências de leitura, leituras anteriores, etc.);
- Nas escolas do 1º ciclo os professores devem proporcionar o contacto com grande diversidade de obras para que os alunos conheçam ao longo do ano vários autores, vários estilos, muitos temas, ilustradores diferentes;
- No 1º ciclo os professores devem tentar assegurar a existência de pelo menos um livro para cada dois alunos, sempre que realizem leitura orientada na sala de aula.
- Trabalhar numa base de intercâmbio solidário exige que, em cada agrupamento, as escolas façam o planeamento da aquisição de livros em conjunto para que os livros possam circular entre as escolas e assim se possa ampliar o leque de obras à disposição de alunos e de professores.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Calendário Escolar


1º Período

Início - 12 de Setembro
Termino - 19 de Dezembro

Interrupção de Natal de 20 de Dezembro a 4 de Janeiro

2º Período

Início - 5 de Janeiro
Termino - 27 de Março

Interrupção do Carnaval - 23,24 e 25 de Fevereiro

Interrupção da Páscoa de 28 de Março a 13 de Abril

3º Período

Início - 14 de Abril
Termino - 22 de Junho

Calendário escolar, legislação disponível aqui

De volta à escola...