terça-feira, 14 de outubro de 2008

Eu sou o maior


O Ponto Final, a Vírgula e o Ponto de Interrogação tentavam descobrir qual deles era o mais importante.
- Quem é que faz todas as perguntas? Quem é que põe todas as dúvidas? Alguém duvida que o mais importante sou eu? - disse o Ponto de Interrogação.
- Eu sou a resposta a todas as perguntas. O fim de todas as discussões. Eu sou o mais importante - disse o Ponto Final.
- E tu serves para quê? - perguntou o Ponto de Interrogação à Vírgula.
E a Vírgula respondeu:
- Experimentem dizer: “Ana Teresa Maria José Rita Sofia eram da mesma
família!”.Sem mim, quantos irmãos tem a família?
- Seis. - disse o Ponto Final.- Serão mesmo seis? - perguntou o Ponto de Interrogação.- Comigo, podem ser apenas três: “Ana Teresa, Maria José, Rita Sofia”. Mas
também podem ser quatro: “Ana, Teresa, Maria José, Rita Sofia”. Sem mim, nunca saberão.
- Pronto - disse o Ponto Final.- Digamos que valemos todos o mesmo. Sem pontos, vírgulas e pontos de
Interrogação, as palavras andavam todas perdidas pelo meio das histórias.
Alice Vieira (Texto inédito)

Na sala de aula aproveitamos este texto para estudar os sinais de pontuação. Fizemos um trabalho de grupo, que consistia em criar um outro texto sobre a importância da pontuação. Foi muito divertido.
Em casa com a ajuda da nossa família criamos sinais de pontuação para depois dramatizarmos a peça. Foi fantástico! Todos trouxeram os seus sinais de pontuação e N de narradores, excepto o David que não fez esse trabalho, por preguiça!
Gostamos todos de dramatizar e gostariamos de voltar a fazê-lo de novo. A professora prometeu-nos que isso iria voltar a acontecer mais vezes.

[As fotos irão ficar para mais tarde]

Sem comentários: